sexta-feira, 23 de abril de 2010

'Bullying' se torna problema sério nas escolas.



Preocupado com o fato de o bullying não ser tratado adequadamente nas escolas, um projeto de lei no qual propõe a criação de um programa para capacitar pais e professores a lidar com o tema. Sua intenção é fazer com que a Secretaria de Educação promova palestras para que os pais aprendam a identificar se os filhos são vítimas de bullying (ou agressores) e para que os professores saibam evitá-lo. O educador não deve, por exemplo, contar piada preconceituosa nem expor o aluno, “Muitas vezes, ele intensifica o problema ao dizer coisas como ‘se ela é gorda, você não tem nada a ver com isso’.” A vítima deve sempre denunciar, uma vez que o silêncio estimula a agressão.

Os responsáveis pela escola também podem ser processados e obrigados a indenizar a vítima caso se constate negligência. Já quem quiser denunciar um episódio de bullying pode fazê-lo pelo Disque-Denúncia, da Secretaria Especial de Direitos Humanos. Basta ligar 100 de qualquer lugar do Brasil e o caso será encaminhado para o Conselho Tutelar do município e para o Ministério Público.

“Gostaria de ir para um colégio onde as pessoas se tratassem bem. Que me fizesse sentir vontade de chorar ao ter de deixá-lo, e não alívio” (V. O., 11 anos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário